Motivos que levam os usuários ao pronto atendimento em Presidente Kennedy/ES

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Introdução: A organização do sistema de saúde brasileiro é marcada por anos de lutas e desafios, sempre na tentativa de buscar uma melhoria de assistência à saúde da população. O presente trabalho discute a utilização e organização dos serviços de Unidade de Pronto Atendimento no SUS, no aspecto proposto de hierarquização dos serviços e a realidade sobre a utilização no município de Presidente Kennedy/ES. Discussões sobre o funcionamento e a importância das UPAS se fazem presente, considerando que estes serviços acabam se tornando uma válvula de escape no atendimento à população como porta de entrada imediata para o cidadão, o que faz esse serviço atender uma demanda cada vez maior de pessoas à procura de atendimento de todo tipo. Objetivo: Descrever os motivos que levam o usuário ao Pronto Atendimento Municipal de Presidente Kennedy/ES, na perspectiva do usuário do serviço. Método: Trata-se de uma análise quantitativa de dados textuais epesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com 60 participantes que buscaram espontaneamente o serviço do Pronto Atendimento, em Presidente Kennedy/ES, durante plantões de 24 horas, entre 01/03/2020 a 30/06/2020. Os participantes foram submetidos a entrevista gravada para responder a duas perguntas norteadoras: 1) Por que você veio para consulta no Pronto Atendimento? 2) Por que você não procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde? As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, constituindo um arquivo digital, que foi processado pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que é de domínio público e que tem por finalidade descobrir a informação essencial contida num texto, através de análise estatística textual. Resultados: Conforme se vislumbra os resultados, a escolha pela realização de consulta no Pronto Atendimento se dá por inúmeros motivos, sejam eles por disponibilidade de horário, atendimento mais ágil, disponibilidade de médicos 24 horas, proximidade com os locais em que residem os participantes e outros. Conclusão: O pronto atendimento foi criado com o intuito de prestar um atendimento de emergência a casos mais graves, contudo, na prática vislumbra-se a procura em situações que deveriam ser encaminhadas às Unidade de Saúde dos bairros, indicando que a precariedade do sistema de saúde é um fator relevante para essa busca pelo pronto atendimento, que é um reflexo da precariedade de atendimento nas Unidades de Saúde.

Descrição

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por